O novo algoritmo do Google?

Tudo sobre o BERT: o novo algoritmo do Google que promete revolucionar as SERPs

Baseado em inteligência artificial e capaz de traduzir a linguagem humana, o Google BERT é a principal atualização de buscador nos últimos anos, causando grande impacto no Google.

Vamos entender melhor o que é BERT e como impacta no SEO.

O Google já faz parte de nossas rotinas. Basta digitar “como faço para chegar em tal rua” ou “quando começa o verão”, e com apenas um clique, já temos a resposta na palma da mão. Pensando em aprimorar seus resultados, o Google lançou um novo algoritmo chamado BERT, que auxilia o buscador a entender o que as pessoas estão perguntando e enviar algumas respostas específicas.

É isso mesmo: robôs não são pessoas, mas a tecnologia já avançou tanto que eles são capazes de compreender a linguagem humana, inclusive com gírias, erros, sinônimos e expressões.

Esse novo algoritmo de busca foi criado para o Google entender melhor nossas intenções de busca e os conteúdos das páginas.

Vamos entender como funciona!

BERT é o acrônimo para Bidirectional Encoder Representations from Transformers, que pode ser traduzido como representações de codificador bidirecional de transformadores.

BERT é uma rede neural. Você sabe o que é isso?

Redes neurais são modelos computacionais inspirados no sistema nervoso central de um animal, que é capaz de aprender e reconhecer padrões. Elas fazem parte da área de aprendizado de máquina.

No caso do BERT, a rede neural é capaz de aprender as formas de expressão da linguagem humana. Ela é baseada em um modelo de Processamento de Linguagem Natural (NLP) chamado de Transformer, que entende as relações entre as palavras em uma frase, em vez de uma por uma em ordem.

O BERT é um modelo de pré-treinamento de processamento de linguagem natural. Isso significa que o conjunto de dados do modelo é treinado em um corpus de texto (como a Wikipédia) e pode ser usado para desenvolver diversos sistemas sem sair do zero.

É possível desenvolver algoritmos de respostas a perguntas ou de análise de sentimento, por exemplo.

Tudo isso está no campo da inteligência artificial. Ou seja, os robôs fazem tudo! Uma vez programado, o algoritmo aprende continuamente sobre a linguagem humana com o processamento de milhões de dados que recebe.

É importante saber que o BERT compreende o contexto completo de uma palavra — os termos que vêm antes e depois e as relações entre eles —, o que é extremamente útil para entender os conteúdos dos sites e as intenções dos usuários ao pesquisar no Google.

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